WhatsApp Celebre o Dia Internacional do Livro: Inspirações para encorajar a Leitura

Celebre o Dia Internacional do Livro: Inspirações para encorajar a Leitura

mascote do clube com livros em volta

É inegável que os livros são fundamentais para o desenvolvimento humano. Por isso, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o objetivo de promover a leitura e valorizar os livros como fontes de conhecimento, instituiu em 1995 o Dia Internacional do Livro, comemorado em 23 de abril.

mulher lendo para seus filhos, livro amarelo

O Dia Internacional do Livro é uma oportunidade de celebrar a importância da literatura em nossas vidas e de refletir sobre o papel dos livros na promoção da educação, da cultura e do desenvolvimento humano. É uma data que nos convida a reconhecer o poder transformador da palavra escrita e a valorizar os escritores e suas obras, as quais enriquecem nosso mundo com suas histórias, ideias e imaginação.

A celebração mundialmente reconhecida acontece no dia 23 de abril de cada ano. Essa data é uma homenagem a grandes escritores como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, todos falecidos em 23 de abril de 1616 – ou perto disso. Há diferenças nos calendários juliano e gregoriano, então a morte desses autores não ocorreu exatamente no mesmo dia, mas a escolha simbólica da data 23 de abril representa um momento significativo para a literatura mundial.

Além disso, o propósito da data é combater o analfabetismo e estimular o hábito da leitura em todas as idades e culturas. Ao redor do mundo, muitos aproveitam para ler livros, escrever enredos, e incentivar crianças a adquirirem esse hábito. No Clube Fundamento, temos algumas dicas para comemorar o dia:

1- Realize uma Leitura Coletiva.

Escolha um livro de seu interesse e promova uma leitura coletiva. Organize sessões de leitura compartilhada, em que cada participante lê um trecho do livro em voz alta. Depois, vocês podem discutir a trama, os personagens e os temas abordados.

2- Faça uma Doação de Livros.

Doe exemplares já lidos para instituições de caridade, escolas ou bibliotecas locais. Essa é uma forma de compartilhar o amor pela leitura com aqueles que têm menos acesso a livros.

3- Presenteie seu Amigo.

Espalhe o amor pela leitura presenteando um amigo com um livro especial. Escolha uma obra que você acredite que ele ou ela irá apreciar e compartilhe o prazer da leitura. Pode ser um clássico literário, uma obra de um autor contemporâneo, ou até mesmo um livro da Editora Fundamento. O importante é transmitir que a leitura é um presente valioso que enriquece nossas vidas.

4- Faça uma Maratona de Leitura.

Selecione uma lista de livros que deseja ler e dedique um tempo exclusivamente para a leitura. Desligue as distrações, como celular e televisão, e mergulhe em outro mundo nas páginas dos livros. Estabeleça metas de leitura, desafie-se a explorar novos gêneros ou simplesmente aproveite o momento para relaxar e se inspirar com boas histórias.

5- Participe do Clube Fundamento

Incentive seu filho a ler fazendo parte do Clube de Livros da Editora Fundamento. Nossa proposta é promover uma experiência única, em que todo mês seu filho receberá um novo título, especialmente selecionado para a faixa etária dele, e brindes que estimulam a criatividade e o interesse pela leitura.